Conhecendo o Blog

Seja bem vindo!

O Blog "Traduzindo o Silêncio" é um espaço destinado à discussão da Violência de Gênero. Considerando que, em regra, a mulher tem sido mais suscetível a essa fatia da violência, o blog objetiva criar um espaço para divulgar e mobilizar a reflexão sobre a violência contra as mulheres. Aqui você encontrará indicações de artigos, vídeos, revistas especializadas, ONGS e pesquisas que abordam essa temática tão significativa. Meu objetivo no blog é dar um tratamento adequado à questão da Violência de Gênero, compreendendo por que as mulheres em situação momentânea de violência encontraram no silêncio uma forma de calar suas dores.

Abraços

Ana Sá Peixoto

terça-feira, 3 de julho de 2012

Bom dia leitores.
Compartilho com vocês o artigo do Escritor Amadeu Epifânio sobre violência doméstica.








A IMPORTÂNCIA DA DENÚNCIA


A falha na proteção às mulheres que são agredidas por seus companheiros já começa com a ineficácia da justiça. Outra coisa é a falta de denúncia imediata das agredidas. 

É preciso aproximar mais a justiça delas. O corpo de bombeiros tem um equipamento que rastreia as ligações oriundas de trotes (uma bina acredito). Seria necessário um equipamento destes na delegacia da mulher, com um número específico somente para casos de agressões, onde a provável vítima apenas discaria os 3 números (para acelerar atendimento - melhor e mais rápido que telefone de 7 dígitos) e o equipamento rastrearia a ligação com acionamento automático de uma viatura da polícia. 

Quando uma pessoa está apavorada em razão de uma ameaça iminente, tudo é dificultoso, até discar uns números à mais. Evidente que só funcionaria com telefone fixo. 

Outra medida positiva é o auto de infração logo na primeira agressão (cartão amarelo). Isso o fará andar na linha em situações futuras, sabendo que o próximo tropeço pode levá-lo para a prisão. É preciso se colocar na pele de quem fica com a cara e o corpo cheio de hematomas e que somente a raiva pode superar a vergonha de aparecer numa delegacia para denunciá-lo. 

Nem sempre o agressor vai preso numa primeira denúncia e isso deixa o agressor ainda mais violento e a vítima ainda mais vulnerável. A justiça precisa fazer valer pra si mesmo o conselho que dá para as mulheres que apanham, ou seja, que "quem faz uma vês, vai fazer outras, vai fazer mais". 

Portanto, se a justiça já sabe disso, então porque não prende o agressor logo na primeira denúncia ? Ou será que está esperando que a vítima chegue em estado quase moribundo na delegacia pra denunciar ? Só falta né ?! Faça-me um favor !!!!

Amadeu Epifânio

2 comentários:

  1. Obrigada querido escritor Amadeu Epifânio pelo artigo e colaboração. Sem dúvida, facilitar meios de denúncia é também aderir a novas formas de enfrentamento desta fatia da violência. Parabéns pelo artigo. Abraços.
    Ana Sá Peixoto

    ResponderExcluir
  2. Olá, tenho um novo blog (além deste), com mais de 200 artigos sobre os mais variados temas, como transtornos psiquiátricos, drogas, comportamentos e muito mais. http://deondeparei.blogspot.com.br Obrigado. Amadeu Epifanio

    ResponderExcluir